A Pedagogia da Graça

A Pedagogia da Graça
Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.
Salmos 119:143

Embora as igrejas em sua maioria tem ensinado um evangelho de facilidades e vitórias a qualquer custo, sob a alegação de que vivemos no tempo da graça e não da lei, quem pode dizer que nunca viveu um tempo como o descrito no verso acima, não há um único santo em toda a bíblia que não tenha passado pela escola do sofrimento. O próprio Cristo, em sua angústia, suou gotas de sangue (Lc. 22:44).


Sim, de fato vivemos no tempo da graça mas não podemos esquecer sua ação pedagógica para com a nossa vida, conforme descrito em Tito 2:11-12 Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente.

Dentro dessa "Pedagogia da Graça" encontramos os apóstolo Paulo nos ensinando um pouco mais a cerca do sofrimento. Para ele o sofrimento é um guia que nos conduz a maturidade conforme descrito em Romanos 5:2-5.

Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

No texto lido encontramos uma palavra chave "sabendo". O Apostolo Paulo conseguia se gloriar nas tribulações porque ele sabia... Sabia que a tribulação quando vivida de forma correta produz, paciência, experiência e esperança que são atributos básicos para uma vida  vitoriosa.

Nos próximos artigos discorreremos um pouco mais sobre esses atributos.

Até a Próxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário